dossel - significado y definición. Qué es dossel
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es dossel - definición

Baldaquino (dossel); Baldaquino (arquitectura); Baldaquino (arquitetura); Dossel

Dossel         
m.
Armação saliente, forrada de damasco ou de outro estôfo, e franjada, que se colloca como ornato sôbre altares, thronos, camas, etc.; sobrecéu.
Fig.
Copa de verdura.
Cobertura ornamental, mais ou menos alta.
(Lat. dossellum)
dossel         
sm (cast ant dosser)
1 Armação saliente, forrada de damasco ou de outro estofo, e franjada, que se coloca como ornato sobre altares, tronos, camas etc.
2 Sobrecéu, baldaquim.
3 Qualquer cobertura ornamental constituída de verdura, flores etc., semelhante a um dossel.
Baldaquino         
m.
Espécie de dossel, sustentado por columnas.
Pállio.
Obra architectónica, semelhante a uma corôa sustentada por columnas.
(B. lat. baldakinus, de Baldaco, alter. de Bagdad, n. p.)

Wikipedia

Baldaquino

Um baldaquino, ou baldaquim (do italiano: baldacchino), é um dossel de estado normalmente colocado sobre um altar ou trono. Ele teve seu início como um dossel de tecido, mas em outros casos é uma característica arquitetônica robusta e permanente, particularmente sobre altares em catedrais, onde tal estrutura é mais corretamente chamada de cibório quando é suficientemente arquitetônica na forma. Os baldaquins são frequentemente apoiados em colunas, especialmente quando estão desconectados de uma parede envolvente. O pano de honra é um pano mais simples pendurado verticalmente atrás do trono, geralmente continuando a formar um dossel. Também pode ser usado para dosséis semelhantes em design de interiores, por exemplo, acima das camas, e para os dosséis processionais usados ​​em cerimônias de estado formal, como coroações, sustentadas por quatro ou mais homens com varas presas aos cantos do tecido.

"Baldaquim" era originalmente um tipo luxuoso de tecido de Bagdá, do qual o nome é derivado, em inglês como "baudekin" e outras grafias. Matthew Paris registra que Henrique III da Inglaterra usou uma túnica "de preciosíssimo baldekino" em uma cerimônia na Abadia de Westminster em 1247. A palavra para o tecido se tornou a palavra para os dosséis cerimoniais feitos com o tecido.